quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Minha compostagem caseira

Minha nova lixeira para restos de alimentos

Aproveitei a compra da terra e mesmo sem minhocas resolvi montar uma mini composteira (mini mesmo) em casa só como experiência. Até porque não quero ficar comprando adubo para `brincar de horta`.

Não comprei utensílios, nada. Peguei uma bacia comum, coloquei a terra num tule (com a bacia embaixo), algumas cascas de cenoura e talos de brócolis picado do almoço e coloquei mais um tule em cima para ver no que dá. Coloquei algumas palhas secas para ajudar a entrar ar.

O tule, tanto embaixo como em cima é para entrar ar, como é uma experiência, não quero deixar totalmente aberto, mas vi que as pessoas deixam porque é com o ar que a compostagem funciona bem (neste caso, sem minhocas). Prendi o tule debaixo para que ficasse um vão entre o material e a bacia. São os microorganismos da terra que vão dar conta dos restos, até que vire tudo terra - adubo. O que tento fazer é mexer de vez em quando.

Também surgiram dúvidas que terei que pesquisar por aí... tipo: preciso colocar só restos de alimentos orgânicos para que o adubo que resulte seja orgânico?
Posso colocar guardanapos e cascas de ovos assim como colocaria se fosse uma compostagem com minhocas?

Quando eu descobrir, posto aqui :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário