quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1. Sobre a tal horta

Já preparei o espaço, não tenho uma varanda adequada, por isso preparei uma instalaçãozinha na frente da janela da cozinha que pega muito sol e tem uma boa brizinha do mar. O móvel eu já tinha, já estava na casa, então cortei os galões de 5l de água para criar vasos sem gastar, já que consumimos quase 1 desse por dia aqui em casa, e já comprei sementes orgânicas de algumas coisas.
A terra já fui em 3 lugares de jardinagem e não achei, e um só de coisas orgânicas, onde achei as sementes apenas.

Como quero fazer meu próprio adubo, até porque tenho uma super aflição quando jogo no lixo restos orgânicos sabendo que isso poderia estar indo para compostagem (como eu vivi 28 anos sem nunca ter ouvido falar nisso?), então comprei 3 caixas para fazer a compostagem caseira, mas chegando em casa vi que ficava um vão entre elas quando empilhadas, achei melhor trocar para as minhocas não saírem para passear na minha casa.

Estou tentando fazer tudo sozinha, reaproveitar materiais e criá-los by myself, mas está muito difícil neste caso, e não encontro ninguém que venda uma mini composteira pronta!

Só para constar: compostagem é o processo de `fabricação` de humus a partir de restos orgânicos. Com uma caixa pequena e apropriada para a criação de minhocas, é só jogar o lixo orgânico adequado e com alguma orientação (cascas de legumes, frutas, pó de café, guardanapo, casca de ovos, etc), as minhocas comem e produzem uma terra linda e adubadíssima para utilização em plantas. Um processo simples, fácil, viável, de baixo custo, sustentável, sem cheiro, mosquito, nada. Só falta é informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário