quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças! Bolo de chocolate saudável



Foi mais um dia maravilhoso! Não tivemos presentes, mas sim, fizemos um bolo juntos. Ele pediu de chocolate... eu ia fazer de cenoura, mas achei certo atender o pedido de uma criança no dia das crianças, ainda mais do meu filho.

Então tentei fazer um bolo e chocolate mais saudável (se é que isso existe) , com o que eu tinha em casa, sem receitas, mas deu certo! Usei o seguinte:

2 xic farinha integral orgânica
2 xic de açúcar orgânico (usei o que tinha, então foi um pouco de mascavo, um pouco branco, mel)
1 colher de fermento
2 ovos (pra ficar mais light, dá pra usar mais claras do que gemas, mas coloquei 2 inteiros mesmo)
1 xic de leite (usei desnatado, mas tanto faz)
1 pitada de bicarbonato
1 colher cheia de cacau em pó orgânico (eu coloquei 2 ficou exagerado. Se for achocolatado, é melhor diminuir o açúcar)
1 colher rasa de margarina (temp. ambiente)
1 beterraba média ralada (rá! isso mesmo, aprendi mais uma no cook yourself thin para substituir a gordura, eu não fui tão radical, mas testei e amei porque vc não sente no bolo mes-mo!)

Mas a cobertura, não teve jeito. Como substituir brigadeiro? Impossível.
Usei leite condensado magro e cacau em pó orgânico. Como não tinha granulado, triturei bolachas integrais simples (biscoito maria) e usei para brigadeiros e em cima do bolo.
(para a cobertura é bom colocar um pouco de leite ou creme de leite no brigadeiro para não ficar grudento, melecado)

Tinha velinhas para apagar, cantamos parabéns e tudo, e tenho certeza que ele teve um dia das crianças memorável, mesmo não tendo presente.


Acho que bolo é uma coisa gostosa de tentar criar uma receita, incluir o que a gente gosta, tirar o que não gosta, por isso acho que dá para colocar aveia, tirar o chocolate, enfim, como estamos com vontade.


Para finalizar o dia, fomos dar um passeio de bicicleta na praia numa noite simplesmente extraordinária, surpreendentemente quente, e com uma lua cheia que mais parecia um sol :)

Feliz dia das crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário