domingo, 12 de fevereiro de 2012

Divergências culturais

Eu chamar de "divergências" pode até ser um termo um pouco pesado, mas tenho sofrido com a tal "sesta" na escola do meu filho.
É saudável que uma criança de 3 anos e meio durma um pouquinho à tarde, mas cada criança é uma criança! A escola dele não é alternativa como eu gostaria (justamente porque sei que existe uma preocupação maior na individualidade de cada criança), mas é uma boa escola, bem cara por sinal.
O fato é que 2h e meia para uma dormidinha, acho muito tempo. Até aí, tudo bem, desde que as crianças que não dormissem tivessem outra atividade, certo? Errado! Tem que ficar na cama, olhando pro teto, ou melhor, fingir que está dormindo!
Meu filho até dorme, mas no máximo 1h30, não mais que isso. E o resto do tempo, como faz?
Tirando como base o método do castigo, que é deixar a criança 1 minuto por idade - se meu filho tem 3 anos fica 3 minutos de castigo -  deixar uma criança de 3 anos 2 horas e meia (!!) olhando para o teto é uma tortura!!!
Pedi para a professora, com muito cuidado para não ferir a cultura, abrir uma excessão caso ele não dormisse, e desse uma atividade. Ela falou que poderia colocar ele na sala dos maiores. No dia seguinte, ele chegou exausto!
- Filho, dormiu hoje?
- Não mamãe, a professora mandou eu ficar na "sala dos grandes". Eu não gostei.
Ai meu Deus, claro né! Parecia que tinha jogado o menino lá só para provar que a sesta é melhor. Será que ela entendeu errado? Lá vai eu, a brasileira chata, encrencar com a sesta de novo. Pedi novamente, perguntei se ficou bem entendido que era só se ele não dormisse, que desse a opção para ele. Desde então, nunca mais foi para a sala dos maiores...
Estou sofrendo bastante com isso, afinal, ele entra as 9h30, sai as 16h30, e entre refeição, higiene e dormida, vai 80% do tempo que ele fica na escola.
Isso me faz querer muito voltar ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário