Esses dias, conversando com uma amiga, contei que gostaria que meu filho frenquentasse uma escola Waldorf, que o pediatra é Waldorf, etc. Como ela nunca tinha ouvido falar, eu tentei explicar.
Mas confesso que não foi tão fácil, falei sobre materiais naturais, respeito à individualidade da criança, desenvolvimento das aptidões artísticas, etc. E ela me olhava com jeito de "conta mais", porque tudo estava numa âmbito muito subjetivo.
Então, para clarear o assunto, vamos lá:
Definição do site da Sociedade Antroposófica:
A Pedagogia Waldorf foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, inicialmente em de uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória (daí seu nome), a pedido deles.
As escolas Waldorf sempre foram integradas da 1a à 8a (ou 9a) séries, e até a 12a quando possuem o ensino médio, de 4 anos. Não há repetições de ano, e nem atribuição de notas no sentido usual.
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Essa concepção leva em conta as diferentes características das crianças e adolescentes segundo sua idade aproximada. (...)
Ela é uma pedagogia holística (...) é encarado do ponto de vista físico, anímico e espiritual (...) Assim, por exemplo, cultiva-se o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir é incentivado por meio de abordagem artística constante em todas as matérias, (...) o pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio.
O fato de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato, intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Assim, não é recomendado que as crianças aprendam a ler antes de entrar na 1a série. Sobre a necessidade do brincar infantil no jardim-de-infancia (...)
As escolas Waldorf são totalmente livres do ponto de vista pedagógico, pertencendo em geral a uma associação beneficente sem fins lucrativos. (...) visando formar futuros adultos livres, com pensamento individual e criativo, com sensibilidade artística, social e para a natureza, bem como com energia para buscar livremente seus objetivos e cumprir os seus impulsos de realização em sua vida futura.
O amor que os professores Waldorf devem desenvolver pelos seus alunos, e o conhecimento profundo que eles adquirem de cada aluno são outras características fundamentais da pedagogia. (...) durante os 8 anos do ensino fundamental cada classe tem um único professor (...) No ensino médio há um professor que, durante os 4 anos, assume o papel de tutor da classe. O médico escolar tem nas escolas Waldorf um papel fundamental de apoio médico-pedagógico aos professores, e deve conhecer profundamente a pedagogia.
Continua um pouco subjetivo, por isso vou colocar também um texto interessante de ex-alunos Waldorf que contam na prática como foi a experiência.
Você sabe que é Waldorf quando...
- Você ainda não entende por que o dia de São Michael não é feriado nacional;
- Você teve que explicar nas suas férias do segundo ano por que estava procurando uma pena bem bonita... E contava que era para começar as aulas de caligrafia!
- Você toca instrumentos e canta afinado;
- Você já usou sapatilha e bata de euritmia;
- Quando você entra na faculdade, ainda acha que a primeira aula é de época;
- Você sabe que os restos do lápis apontado deixam todos os "fundos" mais bonitos;
- Você falava o verso da manhã todas as manhãs;
- Você agradecia os alimentos antes de comer;
- Cordas e balanços pareciam muito mais atraentes do que brinquedos de plástico;
- Você construía a sua própria louça de argila;
- Suas bonecas eram de pano;
- Quando suas calças rasgam, em vez de jogá-las fora, você as costura;
- Todos na sua escola sabem quando você começa a namorar ou termina com algum, mesmo que nunca tenha falado com você;
- Você sabe que não deve respirar perto da tinta azul enquanto a prepara para a aquarela;
- Subir em árvores e, em alguns casos, em telhados, era a coisa mais normal do mundo;
- Toda semana atá a 4a série havia um novo desenho na lousa que sua professora fazia;
- Aniversário da escola era dia de festa;
- Você conhece todas as histórias da Bíblia, mesmo sem ter pisado uma vez sequer na igreja;
- Você não tem idéia do que é ser nerd, jogador de futebol ou líder de torcida;
- Quando você se forma, podem colocá-lo para falar na frente da China que você não tem vergonha;
- Quando você precisa fazer um trabalho, tem que ficar perfeito e, se possível, com uma capa em degradê;
- Se as cores não combinam, você se incomoda;
- Você fica ansioso pela chegada de São Nicolau e seus ajudantes bravinhos;
- Você pula que nem louco na peça de Natal pra pegar biscoitos;
- Desde pequeno, você aprende a conversar com as plantas, as pedras e os animais;
- Metade dos seus amigos é vegetariano e também metade deles leva marmita para a escola;
- TODOS os seus amigos/colegas moraram/têm amigos em/viajam para/conhecem o Bairro Demétria em Botucatu;
- Parece natural ter 4 aulas duplas de artes por semana e não entende porque seus amigos de fora acham isso estranho;
- Carrega um estojo de lápis de cor mesmo estando no último ano do colegial;
- Fez 9°, 10°, 11° e 12° anos;
- Alguém pergunta porque sua escola não tem 1°, 2° e 3° colegial e você, para simplificar, fala que é porque sua escola é alemã. Daí quando pedem para você falar alemão, você tem que contar que não sabe muito mais que eins, zwei, drei...;
- Ao terminar a escola tudo o que você quer é sair do Brasil e ir fazer Camphill em algum lugar da Europa;
- Só toma remédios da Weleda ou da Sirimim;
- Sabe quem foi Parsifal;
- Viaja com a escola para medir terrenos;
- Acha que folhas pautadas atrapalham;
- No primeiro ano, todos usam lancheira de couro com enxoval de lanche;
- Fazer sua própria capa de flauta doce é a coisa mais normal do mundo;
- Você fez seus pais assistirem suas apresentações do primeiro ao quarto ano com todas as cantorias agudas e flautas desafinadas;
- Você era obrigado a tomar chá de camomila, erva doce e hortelã no jardim;
- Você já escutou várias vezes sua mãe praguejando que tinha que fazer 3 bonecos de pano e um presépio para vender no bazar de final de ano;
- Você sente falta dos últimos 15 min de aula de época, que tinha a historinha em capítulos que o P.C. contava;
- Trabalhos manuais não são só coisa de menina;
- Você já teve que passar turnos vendendo churrasco, suco e cachorro quente, pizza, caldo de cana... no dia de São João;
- Você sabe o que é uma Festa da Lanterna;
- Você estuda o Egito fazendo um papiro e depois escrevendo nele;
- Várrios prrofessorres seus têm sotaques estrrangeirros, prrincipalllmente da Alemanha e da Suíça;
- Você ainda lembra da vaca que lambeu o gelo e criou o homem na Mitologia Nórdica;
- Você gostava de mexer com minhocas no jardim da infância;
- Você parou de gostar de minhocas nas aulas de jardinagem;
- Quando você colhia algum legume da plantação da aula de jardinagem, levava;
- todo orgulhoso pra casa e fazia todo mundo experimentar na hora do jantar;
- No aniversário, ganhava uma pedrinha preciosa que seu "amigo gnomo" escondia em algum lugar da classe;
- No dia de São Nicolau, ficava cayando as benditas estrelinhas no pátio;
- Chama seus "recreios" de "pausas";
- Considera sua classe sua família, onde todos são primos.. menos o seu namorado, sua paquera...;
- Você briga com sua classe, mas se alguém mexer com ela, chiiii...;
- Se você acha estranho a cantina da escola vender refrigerante;
- Acha que comer coisas integrais é a coisa mais normal do mundo e não entende quando as pessoas nunca comeram um pão integral com queijo branco e mel,
- Acha estranho tomar refrigerante de manhã;
- seu passatempo é fazer crochê ou tricô;
- Você tem mais canetinhas, lápis coloridos e giz de cera do que a sua priminha de 3 anos;
- Viajar toda a classe junta na viagem de formatura é a coisa mais óbvia do mundo, porque afinal vocês passaram 12 anos da vida juntos;
- Waldorfs não usam canetinhas... Uam giz de cera de abelha... Muito melhor!!!
- Ai, outra coisa... Qando a gente fala Waldorf, e uma pessoa "conhece" um pouquinho, ou só de nome, ela quer corrigir a gente: "Ah, você quer dizer UALDORF...";
- Não, minha filha... Eu estudei, me formei, e não só eu como todos chamam-na de Waldorf (Valdorf );
- Waldorf que é Waldorf SABE desenhar;
- Marcenaria? É arte, meu bem;
- Você adora aprender, estudar... Mas estudar para você não tem o mesmo significado que para o resto dos mortais;
- Durante muitos anos você não sabe que existem canetas esferográficas;
- Seus cadernos são coloridos e cheios de desenhos... Alguns trocam de cor a cada parágrafo, outros pela classe gramatical, outros quando acham bonito;
- Você não fala palavrão... Pois num dia infeliz, alguém lavou sua boca com sabão..;
- Você tinha uma coleção de selos..;
- Você jogava queimada em todos os intervalos;
- Seus amigos não sabem como você aprendeu a jogar tanta coisa diferente, handball, baseball, etc..;
- Morria de medo de passar atrás do gol quando o 12° ano jogava..;
- Saía na rua com lanterninhas acesas cantando musicas... Era bonito, mas eu odiava!
- Você finalmente descobre que ser Waldorf é bom, quando os professores de outras escolas dizem que o ensino ideal é muito parecido com aquele que recebeu na sua escola Waldorf;
- Quando, em outras escolas, suas redações são muito mais criativas;
- Seus desenhos são muito melhores do que dos outros;
- Você é Waldorf quando, ao invés de aprender a ler e escrever logo no pré, ou de cara no grau, aprende a respeitar a natureza e as pessoas, valorizar o espírto. Todo o resto é conseqüência..;
- Usa caneta tinteiro!
- Zoam de você quando ficam sabendo que os meninos também fazem tricô e trabalhos manuais;
- Você come granola no jardim, aprende a escrever no segundo ano, e faz uma casinha no terceiro ano;
- As suas roupas não são de marca até o quarto ano, no mínimo;
- A gente só aprende sobre os invertebrados no sétimo ano, quando na escola tradicional eles aprendem na segunda série;
- E NINGUÉM VÊ DIFERENÇA ENTRE ARTES APLICADAS E ARTES!
- E o preto é a ausência de cor;
- E só na nossa escola "TODOS VENCEM";
- Se o seu trabalho é pior do que o dele, tudo bem, porque você aprendeu com o trabalho dele, e bla, bla, bla!
- A pessoa fala um verso de manhã, no dia da semana em que ela nasceu;
- As crianças gostam de brincar com pazinhas de madeira;
- Fadas e gnomos eram seus amigos de infância;
- Tricotar não é moda, você o fez desde o primeiro ano;
- Você fez meias, casacos, bichos de pelúcia e suas próprias roupas;
- Os manequins sem rosto não assustam, mas se parecem com seus desenhos de infância;
- Você entende que deve aprender tudo em épocas porque certas coisas devem "dormir em nós para amadurecer";
- Você pode soletrar com seus braços;
- Você já gostou de todos os meninos ou meninas da sua classe;
- Por alguma razão, ter o mesmo professor por oito anos parece normal;
- Quando seu boletim de final de ano vem escrito pela P.C., e o do colegial é colorido;
- Quando o boleto de pagamento vem em letras que não possuem cantos retos;
- Quando você tem a semana da primavera ou da batata, e não do saco-cheio, (ou quando tenta falar igual os outros diz semana do saco cheio de batata!!!);
- Quando você teve que fazer trabalho anual, e deixou tudo para a última hora;
- Se os nossos pais recebem presentes no dia deles, e ficam felizes por terem recebido um cartão, ou um desenho, ou um porta-retrato que a gente desenhou com os malditos tijolinhos de cera;
- Tem que ter paciência para assistir as nossas 1000 apresentações, sem contar as das festas semestrais.
Fico imaginando como seria se todo mundo fosse como eles, cidadãos conscientes, pessoas criativas e ligadas às coisas mais simples e importantes da vida.