quarta-feira, 14 de março de 2012

KONY 2012 e nós

Clique na imagem para ver o vídeo
O vídeo já tem mais de 100 milhões de views, então já não é novidade.
É obrigatório. Quem não viu, tem que ver. Eu, tive todas as reações que o vídeo tem como objetivo:
não pisquei os olhos, me envolvi, chorei, comprei a ideia, me mobilizei. A vontade era de levantar da cadeira e sair por aí ajudando a divulgar a campanha do Kony, ajudando as pessoas, o mundo. Me senti com poder. Pensei que o idealizador além de ganhar um Nobel vai ganhar também um leão em Cannes.
Minha atitude imediata: postar no Facebook.
Poucos likes, alguns comentários. E vejo que as pessoas já começaram a criticar a ação.
Porque é tudo estratégia americana, são os "bonzinhos" da história, porque têm interesses políticos pela região, e as pessoas, ingenuamente e ignorantemente estão promovendo a campanha sem saber profundamente o que estão a fazer.
Eu sabia muito bem o que eu estava fazendo.
O rapaz é americano, ele tinha 2 opções: ignorar ou ajudar. Resolveu ajudar. Ele poderia, como muitas outras organizações, doar coisas, criar uma estrutura mais digna (aliás, que também o fez), mas foi além. Tentou resolver na raiz do problema e tentou, com as ferramentas que têm em mãos.
Iria pedir ajuda a quem afinal? A outro país? A própria África? Aos pais? A Europa? Ah sim, devia ter pedido à Grécia.
(Ironias a parte) Ele pediu às pessoas e ao Governo Americano. So what? Interesses políticos, sim, vão tomar posse do território? Não. E não foi essa a motivação. E eu, ingenuamente, acredito nisso.
Mais do que divulgar o Kony, fez com que as pessoas sentissem o "poder" nas mãos, o que é muito importante para qualquer povo de qualquer nação. Principalmente países corruptos que o povo precisa se mexer para mudar alguma coisa (se identificou?).
Que a discussão não tire o foco do problema, as crianças continuam sendo sequestradas por Kony.
O assunto é um pouco polêmico, e até que alguém me convença do contrário, eu acho toda a campanha muito boa e nobre.

2 comentários:

  1. Finalmente alguém que resolveu falar do assunto com coerencia!
    Na pior das hipoteses e se essa movimentação acontecer e servir para que todos nos ciberneticos aprendermos que temos sim um poder imenso nas mãos?! Quem criticou não pensou nisso? Que vc não ajude a causa de parar um louco que hoje só tem umas 100 crianças no maximo no seu exercito. Mas vc poderia testar qual o poder que temos nas mãos passando isso para frente, afinal não ia custar nada.
    E nas materias americanas que eu li realmente eles deixaram bem claro que o Koni não tem 30 mil crianças, imagineee! Ele ao longo de 27 anos sequestrou 30 mil crianças, hoje ele tem no maximo 100... Então tudo bem?? Se foi diluido em 27 anos tudo bem?? Fala sério!!! Queria ver se SÓ UM desses 100 fosse seu filho, seu irmão, seu melhor amigo. Só um!!
    Ahh não é no seu pais?? Esta longe da sua realidade?? Eu que estou lendo esse blog tbm não sou africana mas tão pouco moro em um país onde a vida dos mais simples seja tratada com muito respeito. Alias aqui no BRASIL acho que somos todos tratados como lixo. E sim adoraria ver o povo unido por varias das nossas causas. Adoraria que todos acreditassem nessa força que esta na nossas mãos, a internet!! E se você não vai pra rua protestar pelos seus direitos, poderia fazer isso ate mesmo sem tirar uma bunda da cadeira. Agora se até isso é dificil, o mais fácil é se contentar em falar ahh besteira, tudo armação. Então você merece o que tem.
    Espero que a manisfetção aconteça, eu vou ajudar a fazer acontecer, espero que o koni seja visto em cada canto do mundo. E se não acontecer eu tentei, se acontecer vou saber que fiz parte daquilo e não vou ficar me sentindo péssimo por não ter dado sequer um clique!

    By the way, belo post!!

    ResponderExcluir
  2. Lê!!! Pois é, uma tristeza. Mais tristeza ainda achar que a campanha é mais uma "armadilha americana". Se a estratégia vai resolver, eu não sei, ninguém sabe. Mas não é de hoje que bandidos viram "celebridade", e por que poupar o Kony? Eu que tenho filho, pensei o mesmo que vc, e se fosse com a gente né? O pessoal tem falado mal da tal "revolução do sofá" eu acho que pra uma revolução de sofá se tornar algo deste tamanho, é realmente admirável. Adorei que tenha visto o blog. Muitas saudades! Um beijão

    ResponderExcluir