segunda-feira, 19 de março de 2012

Unschooling

Peter trabalhando em seu documentário sobre "estudar em casa"

Eu achava que a prática de educar em casa era apenas para os pequenos, no que conhecemos por idade não escolar, que vai até os 6 anos. A partir daí as escolas tem de seguir algumas regras, para que se tenha uma certa uniformidade no aprendizado de acordo com a idade.
(Tudo bem que a gente que é mãe e trabalha acha que a idade escolar é aos 2 anos, porque você chega na escolinha e seu filho está sentadinho numa carteira aprendendo as letras, e nós não só achamos normal como "obrigatório").
Em Portugal e alguns outros países o ensino doméstico após essa idade é legal e há um movimento no Brasil também defende este direito. Pais e mães, por diversos motivos, preferem educar seus filhos em casa.
Mas o que eu quero falar mesmo, é sobre o chamado "unschooling" dos maiores.
Um rapazinho de 20 anos chamado Peter Kowalke saiu da faculdade e criou uma comunidade que acredita na formação sem escola, o Unscholler Experiment. Não é a primeira iniciativa, mas ele está empenhado na causa e já recebeu $100 mil do Paypal para financiar o projeto. Ele estuda em casa e mais do que estudos ele valoriza a experiência.
Enquanto os rapazes da sua idade estão na faculdade, ele está conhecendo outros países, outras pessoas, descobrindo problemas e soluções do mundo. E essa experiência "de vida" é valorizada sim no currículo, e para empresas mais arrojadas, é isso que conta: um profissional criativo, com vivência e também com conhecimentos técnicos que correu atrás sozinho.
Claro que isso não se aplica em todas as áreas, afinal quem iria num médico sem formação?
Mas achei interessante pensando na geração desse rapaz, que já nasceu com todas as ferramentas de informação na mão, e pensou no que parece óbvio, questionar o sistema.
Essa evolução também é muito positiva em termos de valores e confirma que o diploma da vida é tão importante quanto uma faculdade. Steve Jobs e muuuitos outros não o deixam mentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário