sexta-feira, 20 de abril de 2012

Hoje

Hoje encaramos a chuva, e vencemos.
Hoje sentimos "cheiro do Brasil" na comida (mais especificamente a casa da vovó).
Hoje praticamos o desapego.
Hoje tomamos sorvete de "fruti-fruti"
Hoje fizemos malas.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Ben 10 e eu

Produção e foto: meu filho

Meu filho sempre preferiu ouvir uma história a jogar bola, brincar de carrinhos a subir em árvores, vídeo game a... qualquer outra coisa.
Mesmo pequenino, já era mais intectual do que as outras crianças.
A primeira professora logo comentou que a fala dele era muito boa, inclusive o português sempre corrreto. Era concentrado nas brincadeiras, inteligente mesmo.
Até que esses dias voltamos ao tal médico Waldorf. E sempre há uma coisa nova a aprender.
Logo ele também percebeu a característica, nem precisou de muito. Meu filho começou a contar de-ta-lha-da-men-te os poderes de um tal alienígena do Ben 10.
E então o médico fez uma cara assim, digamos, diferente, quando disse que meu filho era bastante intelectual.
Meu marido abriu um sorrisinho de orgulho.
Eu, sabia que um médico Waldorf não devia ter gostado nada de ouvir coisas do Ben 10, um desenho violento e desaconselhável para qualquer idade, principalmente para uma criança de apenas 3 anos (mesmo sendo na semana de completaria 4).
Então eu perguntei: isso é bom ou ruim?
- É ruim, claro.
(tipo, oi??)
Ele explicou que nesta idade, criança tem que brincar, correr, subir em árvore. Que era por isso que ele não estava comendo direito, porque não gastava energia, que a tv alimenta também.
E de repente, era tudo tão óbvio, senti aquela culpa enorme.
É natural que toda mãe tenha alguma culpa, sempre. Mas a gente vai aprendendo a lidar com ela, e ao invés de culpa vamos transformando em aprendizado. Eu vou me perdoando para não carregar o peso de tudo, afinal, criar uma criança sem escola, em um apartamento, numa cidade que não tenho família e pouquíssimos amigos, no frio, tendo que trabalhar, cuidar da casa, cozinhar e tudo mais que somos nós mulheres? Mesmo me dedicando, não é nada fácil.
Mas sempre (ou quase sempre) há tempo para reverter. Nesse caso, estou muito confiante que é possível.
Foi muito bom ouvir isso, porque o "relacionamento" com o Ben 10 já era preocupante para mim há algum tempo. Já estava uma coisa meio viciada, doentio. Só sabia falar nisso. Vivia num mundo paralelo, vivia a "realidade" da tv, enxergava com os olhos dela, então eu já sabia que o caminho não estava nada bom.
Pedia o brinquedo do Ben 10, o ovo de Páscoa do Ben 10, e queria ir ao supermercado toda hora só para olhar os brinquedos do Ben 10. Eu que não sou de ferro, quase sempre comprava para vê-lo todo feliz. E a coleção só crescia.
Ele acordava e já ligava o Cartoon, assistia o desenho em inglês sem entender nada! (acho que no fundo, esse ponto eu gostava).
Tomei a atitude.
Voltei da consulta e não liguei mais a TV. Nem uma vezinha, só pra ver como ia ser. E já faz 3 dias!
E o mais surpreendente: ele não pediu.
Simplesmente não fez a menor diferença, mesmo sendo algo que já estava incorporado na rotina.
Eu achava que iria ser "o" sofrimento, e foi o contrário. Ele ficou mais calmo, ouve mais música, faz menos birra, incrível.
E aí, o que eu achava que era 90% responsabilidade minha (os outros 10% era meu filho que gostava mesmo da tv) se transformou em 100%. "Filho, tô ocupada, liga aí a tv". A coisa estava tão avançada que quando eu ia pro computador ele já sabia que podia pedir o Ipad.
Não sei, a gente acha que a tv substitui a gente. Quanta ingenuidade.
Estamos todos mais felizes, com certeza o dia-a-dia dele tem mais qualidade.
O segundo passo é parar de incentivar essa palhaçada dessas armadilhas comerciais (sim, publicitários também são gente e caem nas mesmas armadilhas que todo mundo), deixar a culpa pra lá e ser feliz! Ah, e ouvir mais a minha mãe, que seeeeempre me falou que a tv (mal utilizada) é atraso de vida.

domingo, 15 de abril de 2012

O prazo está acabando!

Se quer ganhar, tem que participar!
E tem que correr! A Trapos e Monstros está recebendo desenhos de crianças até dia 20 de abril, e anunciará o desenho que vai ganhar o boneco dia 23.
Lembrando que vale para o Brasil e países da UE.

sábado, 14 de abril de 2012

Aniversário (simples) em casa

Chegou o aniversário do meu filho, e eu queria que fosse um dia especial.
Um verdadeiro desafio, já que não haveria avós, tios, primos, crianças, buffet, animadora, piscina de bolinha, 50 presentes, nada disso.
Eu disse a ele que haveria uma festa. Um casal de amigos com uma filha da idade do meu filho viriam, pessoas fantásticas. Então estava resolvido, haveria uma festa.
Eu não poderia exagerar na comida, nem na decoração. Tudo muito simples. Mas tinha que ter cara de festa.
Para que o dia fosse memorável, tentei usar o tema que ele mais gosta, Ben 10. De forma muuuito cuidadosa é claro, porque pra mim essas festas temáticas de personagens passam muito perto de ficar  um horror. Então minha intenção era só remeter ao tema. Recortei algumas cartolinas, tags, bandeirolas e pronto. A comida também fiz tudo aqui em casa mesmo, nada muito complexo. Fazer brigadeiros com uma criança faz a gente ser criança de novo...
E ficou assim!
E o dia foi fantástico, pessoas bacanas, comidinhas gostosas (e saudáveis!) e tenho certeza que foi especial e inesquecível para meu filho.





terça-feira, 10 de abril de 2012

Hipocrisia rotineira

Eu como carne. Pouquíssima, mas como. Não deixo de ir à restaurantes ou jantar na casa de amigos por causa da comida, que inevitavelmente, será algum tipo de carne. Aqui em casa, procuro comer uma ou duas vezes por semana no máximo. Uma diferença drástica para quem cresceu comendo carne em to-das as refeições.
Mas o que tem me incomodado, é gente falando por aí que é defensor de animal, ONG e tudo, mas está lá no terraço fazendo um churrasquinho.
Eu já penso sobre isso há algum tempo, mas faltava coragem pra dizer. Até porque, não é do meu feitio julgar as pessoas pelo que fazem ou deixam de fazer, cada um com sua vida.
Mas hoje acordei com vontade de dizer isso, porque parece que não há uma associação lógica entre "animais" e "animais de estimação". Sinto que há um vazio gigante que distingue os dois, e não consigo entender por quê. Não deveriam estar todos eles na categoria "animais"?
Acho que a carne no supermercado hoje em dia é tão "industrializada", vem tão bem empacotadinha, que nem se percebe que é um animal. É um produto, um alimento, como outro qualquer. Simplesmente se esquece, ou se quer fazer esquecer que é um animal. Pode ser que sim, não posso discordar.
Uma vaca, por mais "politicamente correta" que seja a sua morte, nasceu e cresceu para ser comida.
Eu não como (muita) carne, não só porque "tenho dózinha" dos bichinhos. Mas também porque trazem um prejuízo enorme para o planeta. Ao invés de plantações, estão os pastos que contaminam o solo, a água e o ar. Tudo de uma vez só.
E a minha ânsia é saber se não ligam por falta de informação (o que me surpreenderia muito com o acesso que temos hoje, levando em conta ainda que aquele documentário "A carne é fraca" deve ter quase uns 10 anos, fora outros antes e depois dele) ou se é mesmo muito pouco caso.
Ah, mas pros animais domésticos sobra disposição lá no Facebook. Então só posso pensar que: ou é ignorância ou é hipocrisia.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Praticando o desapego. Vendo tudo tudo tudo


Em plena Páscoa, eu aqui pensando em como vou fazer para vender tudo o que tenho.
Vou voltar para o Brasil antes do esperado, em maio (para meu desespero). E não vou levar nada da minha casa.
São móveis, eletrodomésticos, utensílios, e até roupas.

Quem está em Portugal e se interessar, estou catalogando em outro blog, é só clicar na imagem.

Tudo a preço de banana, uma tristeza :(

Fora o apego emocional, que não tem preço que pague.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

That´s what i´m talking about!





Novidades! Desenho que vira boneco de verdade!


Andei sumida por um bom motivo.
Um dos meus projetos relacionados às crianças, que tanto falo que gostaria de fazer, se concretizou!
É a Trapos e Monstros. Um atelier que cria bonecos a partir dos desenhos das crianças. Uma das coisas que vi por aí na internet, mas agora para o Brasil e Portugal!
O acaso do acaso do acaso me levou a uma pessoa fantástica, a Catarina, que ajudou a fazer tudo isso sair do papel. Além de amiga agora também é parceira de trabalho! Estou muuuuito feliz.
Não deixem de ver, dar likes no Facebook, seguir o blog, e encomendarem para seus filhos.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Batata carimbo

Vi essa ideia, nem me lembro mais aonde.
E que criança que não gosta de carimbo?



domingo, 1 de abril de 2012

Receitinha: hamburguer de berinjela



Eu costumo comprar um hamburguer de cereais muito bom, mas o preço era bem salgadinho.
Aí li os ingredientes e me senti roubada mesmo.
Resolvi fazer o meu, com o que tinha em casa, e ficou fantástico, modéstia a parte.

Vamos aos ingredientes:

1 berinjela grande
1 xic. rasa arroz integral cozido (aquela sobra do almoço mesmo)
1 cenoura pequena ralada
2 colheres de linhaça torrada (torre antes) ou gergelim
1 colher rasa de farinha integral (só para "dar a liga")
sal, azeite, alho, cebola, pimenta, whatever

Corte a berinjela em tiras e cozinhe em água com sal (pode ser com casca)
Deixe esfriar um pouco e misture com os outros ingredientes (menos a farinha)
Use o mixer para triturar grosseiramente
Junte a farinha
Use as mãos para fazer os hamburgueres (não muito grossos)
Unte a frigideira com um fio de azeite e coloca o bichinho lá.

Essa receita rende muuuito, cuidado.